Mestre Bimba-Capoeira Iluminada

Mestre Bimba – A Capoeira Iluminada (Mestre Bimba – A Capoeira Iluminada) (2007) No documentário disponibilizado Mestre Bimba – Capoeira Iluminada, o que se percebe é que a história da vida do mestre Bimba é apenas um pano fundo. “Capoeira Iluminada” é mais do que apenas uma biografia, nele aparece a trajetória da capoeira no decorrer da primeira metade do século XX. A incrível transformação social e cultural que Bimba provoca não só na capoeira, até então ‘decadente’, mas na visão da sociedade das manifestações culturais afro-brasileiras como um todo.

Mestre Bimba insere dentro da capoeira outras manifestações culturais como o maculelê, o samba de roda e a puxada de rede, que eram por ele usadas em suas apresentações públicas. Bimba através destas apropriações faz uma maior divulgação da cultura afro-brasileira em suas apresentações.

           As inserções culturais de Bimba na capoeira na primeira metade do século XX são seguidas por todos os grandes mestres hoje. Nas novas academias o aluno não aprende somente a capoeira, ele entra em contato com outras manifestações culturais, como o jongo, o maculelê e o samba de roda e retransmite essas manifestações aonde vai. Deve-se salientar que Bimba insere outras manifestações já existentes e não diz que são derivadas da capoeira. A separação é fundamental para não cometer apropriações inverdadeiras.

           Mestre Bimba-Capoeira Iluminada é material indispensável para os praticantes ou não da capoeira, o documentário é um excelente ponto de partida para o aprofundamento do conhecimento sobre a capoeira, perguntas podem ser levantadas a partir deste pequeno fragmento da história da capoeira.

            Por que Mestre Bimba teve que interferir no modo de “jogar” a capoeira? Por que outra capoeira muito mais folclórica e passiva foi tratada como verdadeira? Por que esse lapso temporal entre esse estrondoso sucesso da capoeira na década de 30 e 40 e o seu reaparecimento somente no final do século XX e início do XXI?

           Essas e outras perguntas saltam aos olhos dos observadores deste documentário e podem ser discutidas e debatidas em grupos. A história não só de Bimba, mas a de Pastinha também são materiais indispensáveis para o entendimento do movimento de transformação da capoeira.

Segue abaixo o link para download:

http://www.4shared.com/video/kPo5LpnL/Mestre_Bimba__-_A_capoeira_ilu.html

Categories: Filmes e documentários | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: